[rank_math_breadcrumb]

ERS-030: uso do Funrigs para recuperação é discutido em audiência pública

ERS-030 voltou ao centro das atenções Nesta terça-feira (13), ocorreu a audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro, proposto…
ERS-030

ERS-030 voltou ao centro das atenções

Nesta terça-feira (13), ocorreu a audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O encontro, proposto pelo deputado Joel Wilhelm (PP), discutiu a possibilidade de utilizar recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para a recuperação da pavimentação da rodovia, que está em situação crítica.

Representantes de Glorinha e Santo Antônio da Patrulha participaram do debate, destacando a importância da estrada tanto para o deslocamento diário de moradores quanto para o tráfego de veranistas rumo ao Litoral Norte.

“Já tratamos do assunto com o DAER em março, mas precisamos agilizar uma solução para a rodovia, que está esquecida. A ERS-030 é essencial para a mobilidade regional”, reforçou o parlamentar.

Importância histórica da ERS-030

Conhecida como Estrada Velha, a ERS-030 foi por décadas a principal ligação entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte até a inauguração da BR-290 (Freeway), em 1973.

Hoje, é uma rota alternativa, mas enfrenta graves problemas de conservação — buracos, falta de acostamento, vegetação invadindo a pista e ausência de sinalização adequada.

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, destacou que a via foi “abandonada pelo governo” e defendeu o uso dos recursos do Funrigs como “janela de oportunidade” para garantir ao menos uma manutenção emergencial antes da chegada do verão.

“Estamos pedindo o básico: condições mínimas de segurança para quem trafega diariamente por aqui”, afirmou.

Trânsito no verão preocupa autoridades

O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, André Selistre (PP), alertou que a demora nas obras pode agravar os problemas.

Fundo do Plano Rio Grande

O Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande) foi criado para financiar ações de recuperação social, econômica e ambiental após os eventos climáticos que atingiram o Estado em 2023 e 2024.

A secretária-adjunta da Reconstrução, Ângela Oliveira, explicou que há limites legais para aplicação dos recursos, como a necessidade de comprovar nexo causal com a calamidade e de concluir as obras até maio de 2027, quando o Estado retomará o pagamento da dívida com a União.

“As regras são restritivas, mas podemos reavaliar tecnicamente e buscar alternativas, como seccionar as intervenções, para viabilizar a execução no período de vigência do fundo”, afirmou Ângela.

Ela também anunciou que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) deverá realizar melhorias emergenciais até o fim de 2025, incluindo roçadas, recapeamento e sinalização, embora não tenha informado o valor que será investido.

Comissão disse que acompanhará as obras

Ao encerrar a audiência, o deputado Joel Wilhelm assegurou que a Comissão de Assuntos Municipais seguirá monitorando as ações do governo estadual e não descartou novas audiências públicas para garantir que a ERS-030 volte a oferecer segurança e mobilidade aos motoristas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas