[rank_math_breadcrumb]

Setor arrozeiro vive bom momento e anima produtores

O bom momento do setor arrozeiro trouxe um pouco de esperança aos produtores gaúchos. Após três safras amargurando prejuízos, os arrozeiros estão comercializando o produto por valores acima do preço…

O bom momento do setor arrozeiro trouxe um pouco de esperança aos produtores gaúchos. Após três safras amargurando prejuízos, os arrozeiros estão comercializando o produto por valores acima do preço mínimo, o que não ocorria há quase um ano. Conforme o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a cotação chegou a R$ 24,51, em média, nessa quinta-feira (31).

Para o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, a recuperação nesta safra está acontecendo de maneira gradual e sólida. “Ao contrário das últimas safras o mercado se consolidou com o quadro de oferta e demanda ajustado”, afirma.

Área plantada vai aumentar
Os arrozeiros gaúchos voltarão a plantar a mesma área das safras passadas. Conforme o levantamento do Irga, o plantio deve chegar a 1,038 milhão de hectares. A intenção para a próxima safra é 11,8% superior a registrada em 2006/07 e semelhante à safra 2005/06.

Para o presidente do Irga, Maurício Fischer, a recuperação dos mananciais motivou os produtores. “A safra passada foi uma exceção e o Rio Grande do Sul voltará a plantar a área que sempre cultivou”, afirma. A região com maior variação é a Campanha, com um aumento de quase 40%. “A Campanha foi a mais prejudicada pelo déficit hídrico no último ano”, frisa.

A Fronteira Oeste deve ter um aumento de 18,8%, enquanto a Zona Sul 4,3%. Já na Depressão Central, a área plantada deve ser superior em 1,2% e na região de Guaíba, 4,7%. Nenhuma região terá queda. “O aumento da área era esperado pelo Irga”, confirma Fischer.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Este conteúdo foi produzido em parceria com colaborador do Portal Litoralmania. O Litoralmania revisa, edita e publica o material assegurando qualidade, apuração e transparência, mantendo seu compromisso com informações confiáveis e bem fundamentadas.

Notícias relacionadas