[rank_math_breadcrumb]

Segurança dos Alimentos: operação apreende 600kg de produtos impróprios no RS

Segurança dos Alimentos no RS A Segurança dos Alimentos RS realizou, na terça-feira (21), uma ação fiscalizatória em quatro estabelecimentos comerciais no município de Liberato Salzano, no Norte do Estado,…
Segurança dos Alimentos

Segurança dos Alimentos no RS

A Segurança dos Alimentos RS realizou, na terça-feira (21), uma ação fiscalizatória em quatro estabelecimentos comerciais no município de Liberato Salzano, no Norte do Estado, resultando na apreensão de cerca de 600kg de alimentos impróprios para consumo e na interdição de uma agroindústria.

A operação, coordenada por agentes da Força-Tarefa Segurança dos Alimentos, tinha como objetivo principal garantir a segurança alimentar da população, coibindo a comercialização de produtos sem procedência, vencidos ou armazenados de forma irregular.

Agroindústria interditada

Segurança dos Alimentos

Durante a inspeção, uma agroindústria localizada nos fundos de um dos mercados foi interditada.

Segundo os fiscais, o local apresentava condições precárias de higiene, armazenando alimentos sem rotulagem ou indicação de procedência.

Além disso, eram produzidos embutidos no local.

Mercados autuados com produtos vencidos e armazenagem irregular

Segurança dos Alimentos

Nos mercados inspecionados, os agentes encontraram:

  • Produtos vencidos ou sem validade;

  • Alimentos sem origem ou procedência clara;

  • Armazenamento inadequado, em temperaturas impróprias.

Além disso, foram apreendidos unidades de álcool não permitido para venda em estabelecimentos comerciais, cachaças sem procedência registrada e diversos medicamentos de venda exclusiva em farmácias.

Participação dos órgãos

Segurança dos Alimentos

Fizeram parte da operação de fiscalização os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Raphael Arice Junqueira de Paula, de Constantina; servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal e do Serviço de Inspeção Municipal de Liberato Salzano, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Segurança dos Alimentos

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas