RS terá calor anormal, chuva e nova frente fria com massa de ar frio.
Extremos marcarão uma semana com fortes contrastes climáticos, exigindo atenção redobrada da população.
A previsão indica que o Estado enfrentará instabilidade atmosférica, temperaturas elevadas para o inverno, chuva em diversas regiões e queda brusca nos termômetros com a chegada de uma frente fria e uma nova massa de ar frio, ainda que de menor intensidade.
Neste domingo (13), o avanço de ar quente pelo Noroeste e Norte do Estado já forma nuvens carregadas e provoca garoa e pancadas de chuva em áreas do Oeste, Centro, Sul e Leste gaúcho.
Enquanto isso, o sol aparece com força nas regiões Norte e Noroeste, impulsionando os termômetros a marcas elevadas para o mês de julho.
Na segunda-feira (14), o clima instável persiste principalmente nas Metades Sul e Leste, devido à umidade vinda do Nordeste da Argentina.
A nebulosidade aumenta e há possibilidade de precipitações isoladas. Já no Norte e no Oeste-Noroeste, o sol predomina e o calor segue fora dos padrões sazonais.
A terça-feira (15) será marcada por temperaturas ainda mais altas, com destaque para cidades do Oeste e Noroeste do RS, Oeste catarinense e do Norte do Paraná, que podem registrar temperaturas próximas ou acima dos 30ºC, algo bastante incomum para esta época do ano.
Na quarta-feira (16), o tempo começa a virar. A aproximação de uma frente fria traz chuvas ao Oeste e ao Sul do Rio Grande do Sul, enquanto o restante do Estado, além de Santa Catarina e Paraná, ainda experimenta um dia de calor e tempo seco com variação de nuvens.
A virada mais significativa acontece na quinta-feira (17), com o avanço rápido da frente fria pelo Sul do Brasil.
A cobertura de nuvens aumenta em toda a região e a chuva atinge vários pontos do RS, SC e PR. Apesar disso, os volumes de precipitação devem ser baixos, variando entre 20 mm e 30 mm.
Na sexta-feira (18), a instabilidade se concentra na Metade Leste gaúcha, mas o tempo melhora nas demais regiões, com o retorno do sol e variação de nuvens.
A nova massa de ar frio que chega no mesmo período provoca uma queda acentuada de temperatura no RS, SC e PR, embora sua intensidade seja significativamente menor que as massas de junho.
No Sudeste e Centro-Oeste do país, os impactos serão limitados. Apenas o Sul de São Paulo e áreas do Mato Grosso do Sul terão sensação mais amena. A partir do próximo fim de semana, as temperaturas voltam a subir, encerrando esse ciclo breve de frio.
RS terá calor anormal, chuva e nova frente fria com massa de ar frio
A MetSul Meteorologia alerta para o aumento de eventos climáticos extremos e variações bruscas de temperatura, reforçando a importância de acompanhar atualizações diárias da previsão do tempo.



















