[rank_math_breadcrumb]

RS: homem fingia ter câncer cerebral para aplicar golpe nas redes sociais

Homem é preso em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, suspeito de aplicar golpes. Golpe tinha como alvo pessoas que queriam ajudar a causa Segundo a Polícia Civil, o…
Homem, Dentista do RS, Funcionária
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Homem é preso em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, suspeito de aplicar golpes.

Golpe tinha como alvo pessoas que queriam ajudar a causa

Segundo a Polícia Civil, o homem de 42 anos fingia ter câncer cerebral e utilizava documentos falsificados para angariar recursos financeiros destinados ao suposto tratamento.

O delegado Renato Ferreira de Souza, responsável pelo caso, explicou que o suspeito mantinha perfis em redes sociais nos quais compartilhava informações sobre seu suposto diagnóstico, recebendo doações de seguidores que acreditavam estar ajudando uma pessoa com câncer.

Laudos médicos falsos confirmados pelo Cremers

Durante a investigação, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) analisou os laudos apresentados pelo suspeito e constatou que eram falsificados.

A polícia ainda não conseguiu estimar o valor total do prejuízo, mas destaca que o homem tinha cerca de 24 mil seguidores apenas em uma das suas páginas no Instagram, espalhados por diferentes cidades brasileiras.

Segundo as autoridades, muitos desses seguidores realizavam transferências de valores, acreditando colaborar com o tratamento do falso paciente.

A investigação já solicitou o bloqueio das contas bancárias do suspeito, que se encontra recolhido no Sistema Prisional.

Investigação continua e número de vítimas ainda é desconhecido

A apuração segue na 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Alvorada.

A Polícia Civil trabalha para identificar o total de vítimas enganadas e o montante financeiro obtido com os golpes.

Homem também se passava por policial

O caso ganhou contornos ainda mais graves quando se descobriu que o suspeito, em 6 de agosto, já havia sido preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Na ocasião, mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência do homem, onde foram encontrados distintivos e uniformes falsos da Polícia Civil e da Polícia Federal.

— Ele se apresentava na cidade de Alvorada como se fosse policial. Durante a ação, apreendemos vários materiais, incluindo distintivos e uniformes das polícias Civil e Federal — relatou o delegado Renato Ferreira de Souza.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas