Retomada da navegação nas lagoas e rios do Litoral Norte avança com reunião articulada pelo deputado estadual Luciano Silveira e a Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE).
Prefeitos, secretários municipais, técnicos da Secretaria de Logística e Infraestrutura do Estado, pescadores e representantes da Marinha do Brasil participaram do encontro na quinta-feira (10), para discutir os próximos passos do projeto de reativação da navegação interior na região.
Retomada da navegação deverá sair do papel com batimetria garantida
A reunião, realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), teve como ponto central a execução da batimetria — estudo que mede a profundidade e as condições dos leitos das lagoas e rios — que já possui recursos assegurados por meio do Fundo de Apoio à Recuperação e Desenvolvimento da Infraestrutura de Transportes do Rio Grande do Sul (Funrigs).
Com a finalização da batimetria, será possível identificar com precisão os trechos assoreados e definir os pontos prioritários para a limpeza dos canais e cursos d’água.
Essa etapa é considerada fundamental para permitir a circulação segura de embarcações e retomar a atividade náutica com sustentabilidade e segurança.
Além disso, os municípios se comprometeram a apresentar ao Governo do Estado um levantamento técnico local, destacando os trechos mais críticos que exigem intervenção imediata para a retomada da navegação.
O deputado Luciano Silveira enfatizou a importância da articulação regional:
“Estamos vencendo as etapas dessa pauta histórica. Agradeço aos técnicos do Governo que se deslocaram até o Litoral Norte para ouvir as demandas de quem vive a realidade da navegação. Com os recursos garantidos para a batimetria, avançamos para a fase seguinte, que é a limpeza dos canais.Estamos comprometidos em garantir que esse transporte fluvial seja uma realidade para a população e para os setores econômicos que dependem dele.”
A retomada da navegação é vista como estratégica para o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte, fortalecendo o turismo, a pesca, o transporte e a logística regional.



















