[rank_math_breadcrumb]

Primavera dos Museus transforma memórias das enchentes em reflexão no Litoral

A exposição “Enchentes: Retratos de Uma Mudança Climática” foi inaugurada na segunda-feira (22) no Museu Caldas Júnior, em Santo Antônio da Patrulha, Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Primavera…
Primavera dos Museus

A exposição “Enchentes: Retratos de Uma Mudança Climática” foi inaugurada na segunda-feira (22) no Museu Caldas Júnior, em Santo Antônio da Patrulha, Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Primavera dos Museus em Santo Antônio da Patrulha

A mostra reúne registros fotográficos de enchentes e desastres naturais que atingiram o município, revelando tanto os danos causados quanto a força das comunidades na reconstrução.

A iniciativa faz parte da 19ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que em 2025 tem como tema central “Museus e Mudanças Climáticas”.

Programação completa:

Além da exposição, o Museu Caldas Júnior preparou uma semana especial de atividades, unindo cultura, memória e sustentabilidade.

Confira:

  • 23 de setembro (terça-feira)
    09h – “Defesa Civil no Museu: Educação para o Clima”, com o coordenador Miguel Evair, para alunos da E.E.E.F. Padre Réus.

  • 24 de setembro (quarta-feira)
    09h às 12h e 13h às 16h – Oficina Ecológica: Arte em Palha e Sustentabilidade, com a artesã Salete Rieger.

  • 25 de setembro (quinta-feira)
    14h às 17h – “Artes e Árvores para o Amanhã”, no Polo Universitário (Sala LUMI), com o Grupo de Artesãs, incluindo enfeite de árvore e plantio de camélia/azaleia.
    13h30min – “Defesa Civil no Museu: Educação para o Clima”, com alunos da E.M.E.F. José Inácio Machado Ramos.
    Durante a tarde – “Oficina de Educação Ambiental”, com a professora Márcia Santos.
    17h – “Museu a Céu Aberto: Caminho de Memórias”, com o descerramento de placas na Av. Borges de Medeiros: Casa Escritório Ana Clara Maciel – Advogada e Casa Ramos e Azambuja Advogados.

  • 26 de setembro (sexta-feira)
    09h às 12h e 13h às 16h – Oficina Ecológica: Arte em Palha e Sustentabilidade, com a artesã Salete Rieger.

  • 27 e 28 de setembro (sábado e domingo)
    14h às 18h – “Museu Verde: Distribuição de Mudas”, junto ao Museu Caldas Júnior.

Cultura, memória e sustentabilidade lado a lado

A programação busca conectar a comunidade ao debate sobre os impactos das mudanças climáticas, aliando preservação cultural, ações educativas e práticas sustentáveis.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A realização é da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, com apoio das Secretarias Municipais da Cultura, Turismo e Esportes, Agricultura e Meio Ambiente e da Defesa Civil Municipal.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas