[rank_math_breadcrumb]

Prejudicados pelo câmbio terão seguro-desemprego extra

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou hoje o pagamento de mais duas parcelas extras de seguro-desemprego a trabalhadores do setor calçadista demitidos entre 1º de…
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou hoje o pagamento de mais duas parcelas extras de seguro-desemprego a trabalhadores do setor calçadista demitidos entre 1º de julho de 2006 e 31 de maio de 2007. Também terão direito ao benefício extra os trabalhadores demitidos, entre 1 de dezembro de 2006 e 31 de maio de 2007, do setor de fabricação de cloro e álcalis.

A medida, segundo o presidente do conselho, Ezequiel Nascimento, é para atender emergencialmente os trabalhadores que perderam o emprego em razão das dificuldades que estão enfrentando as indústrias como a taxa de câmbio desfavorável às exportações e a competição de importações, principalmente chinesas. No caso do setor calçadista, o Codefat estima que 85 mil trabalhadores, dos 124 mil que foram demitidos no período definido, serão beneficiados porque uma parte já foi absorvida pelo mercado de trabalho.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Os estados mais atingidos são Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo. No setor de álcalis, que fabrica barrília – um produto base para a indústria petrolífera, a estimativa é beneficiar 583 trabalhadores, sendo 530 deles no Rio de Janeiro. Nos últimos quatro anos, o Codefat adotou este tipo de medida para trabalhadores do setores de móveis, calçadista e de máquinas agrícolas e tratores.

Este conteúdo foi produzido em parceria com colaborador do Portal Litoralmania. O Litoralmania revisa, edita e publica o material assegurando qualidade, apuração e transparência, mantendo seu compromisso com informações confiáveis e bem fundamentadas.

Notícias relacionadas