Osório será sede da 9ª Coordenadoria Regional de Perícias do RS.
A decisão foi confirmada durante uma reunião realizada na quarta-feira (9), marcando um passo importante para o fortalecimento da estrutura pericial no município e em toda a região.
O anúncio foi feito pelo diretor-geral adjunto do Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul, Marco Antônio Aurélio Cúrcio, durante encontro no gabinete do prefeito de Osório Romildo Bolzan Júnior.
9ª Coordenadoria Regional de Perícias será referência para o litoral
No encontro, também foi firmado o Termo de Cooperação entre o IGP e a Prefeitura de Osório.
Pelo acordo, o município se compromete a fornecer os projetos técnicos para a construção da nova sede, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento.
O prédio será erguido em um terreno estadual que atualmente abriga o Posto Médico Legal (PML), no bairro Albatroz.
Atualmente existem Coordenadorias Regionais de Perícias nos municípios de Caxias do Sul (2a CRP), Pelotas (3a CRP), Passo Fundo (4a CRP), Santa Maria (5a CRP), Santo Ângelo (6a CRP), Santana do Livramento (7a CRP) e Santa Cruz do Sul (10a CRP).
Osório terá Centro Avançado de Perícias
A estrutura abrigará não só a coordenadoria, mas também o Departamento de Identificação e os postos Médico Legal e de Criminalística, compondo o futuro Centro Avançado de Perícias.
Segundo a diretora técnica do IGP, Fernanda Jardim, o projeto está praticamente finalizado e as obras devem iniciar ainda em 2025.
“A ideia é construir a nova sede em torno do atual Posto Médico Legal, permitindo que as atividades não sejam interrompidas durante o processo”, explicou Fernanda.
A nova coordenadoria será responsável por atender não apenas Osório, mas também outros municípios do Litoral Norte, proporcionando mais agilidade, precisão técnica e infraestrutura moderna às perícias criminais e médicas legais.


















