[rank_math_breadcrumb]

Neve no RS poderá ocorrer após ciclone e chegada de massa de ar polar

Neve no RS poderá ser registrada nos próximos dias com a chegada de uma intensa massa de ar frio que avança pelo interior do continente após a atuação de um…
Neve no RS, Ciclone, Cidade do RS, Massa de ar frio avançará no RS, Chuva congelada, Cidade do RS registra neve, Alertas do Inmet no RS, Inverno típico no RS, Alerta de geada

Neve no RS poderá ser registrada nos próximos dias com a chegada de uma intensa massa de ar frio que avança pelo interior do continente após a atuação de um ciclone extratropical.

A MetSul Meteorologia alerta que este será o primeiro episódio relevante de frio em agosto, trazendo temperaturas baixas, geada ampla e possibilidade de precipitação invernal em áreas de maior altitude do Sul do país, especialmente no território gaúcho.

Essa nova incursão de ar polar será impulsionada por uma área de baixa pressão atmosférica que atua a partir desta quinta-feira (07), gerando instabilidade, chuva e vento em diversos pontos do Sul do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A expectativa é de que, com o avanço do ar mais seco e gelado, as condições fiquem favoráveis para ocorrência de neve no Rio Grande do Sul entre a sexta-feira (08) e o fim de semana, especialmente em áreas serranas.

Segundo os meteorologistas da MetSul, a massa de ar frio terá trajetória continental — ou seja, ingressará pelo interior da América do Sul — e deve provocar quedas acentuadas de temperatura em pelo menos dez estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No Rio Grande do Sul, o ar polar começa a ingressar pelas regiões Oeste e Sul no final da quinta-feira, estendendo-se para todo o território gaúcho ao longo da sexta-feira.

A previsão é de que o frio atinja também o Centro-Oeste e o Sudeste, alcançando inclusive áreas do Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e sul capixaba.

Embora a massa de ar frio seja significativa, não será tão intensa quanto as registradas em junho, quando o Sul do país enfrentou episódios de frio extremo e geadas severas.

Desta vez, os modelos indicam uma massa de ar mais branda, porém suficiente para trazer geada em diversos pontos do Centro-Sul do Brasil e criar as condições necessárias para neve no Rio Grande do Sul.

A área de alta pressão responsável pelo deslocamento da massa de ar frio deve atingir valores próximos de 1.030 hPa sobre a Argentina na sexta-feira, nas províncias de Córdoba, Santa Fé e Santiago del Estero.

No início da próxima semana, esse centro de alta estará sobre o Sul do Brasil com pressão em torno de 1.025 hPa, indicando estabilização gradual do tempo e enfraquecimento do frio nas tardes.

Neve no RS

A MetSul Meteorologia reforça que a neve no Rio Grande do Sul não é garantida, mas as condições atmosféricas entre sexta e sábado são compatíveis com esse tipo de fenômeno nas áreas mais elevadas da Serra e nos Campos de Cima da Serra.

Mesmo sem acumulação significativa, a simples possibilidade de neve já chama a atenção e desperta o interesse de moradores e turistas.

A expectativa para os próximos dias é de frio constante, vento moderado e instabilidade com volumes de chuva consideráveis em parte do Sul e Sudeste do Brasil, especialmente entre quinta e sábado.

A combinação entre umidade, temperatura em declínio e ar polar aumenta a probabilidade de eventos invernais marcantes neste início de agosto.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas