Jovens estudantes na Mostratec-Liberato
Estudantes de Osório na Mostratec-Liberato vão representar o Litoral Norte na 40ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira do gênero da América Latina.
O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), reunindo 774 projetos de jovens pesquisadores do Brasil e de 14 países.
A participação de nove trabalhos oriundos de Osório reforça o destaque do município na educação científica e na formação de novos talentos em áreas como agricultura, química, ciências ambientais, saúde e turismo sustentável.
Projetos de Osório: ciência aplicada e sustentabilidade
A Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes será a instituição com o maior número de trabalhos da cidade, totalizando cinco projetos.
Entre os temas apresentados estão:
-
Biofertilizante: o uso de microrganismos em prol da agricultura, desenvolvido por José Otávio da Costa Lopes, Thais Boll Schneider e Gian Silveira Pereira.
-
A citronela como um inseticida natural para o controle de ectoparasitas – Fase II, das alunas Ana Flavia Bemfica Camargo Pinheiro e Manuella Mayer da Silveira.
-
Soluções ecológicas: o potencial da água da chuva II, de Maria Manuela Renz da Silva e Otávio Machado Cabral.
-
Coração da bananeira: uma alternativa viável de alimento de qualidade para as merendas escolares, por Julia Souza Lemos e João Pedro Marques Barbosa.
-
Turismo sustentável: a percepção ambiental através dos cinco sentidos sensoriais, de Diego de Souza Teixeira, Miguel de Souza Teixeira e Benjamin Isaac Albino Boeing.
Instituições técnicas também marcam presença com inovação e tecnologia
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório também estará presente na Mostratec-Liberato com dois projetos:
-
Cultura maker na Química Orgânica – Fase III, de Gabriel Libano Ramos e Leonardo da Costa Gomes;
-
Estudo da atividade antifúngica de extratos aquosos in natura de plantas na inibição de Neofusicoccum parvum – Fase II, da aluna Natália de Abreu Euzebio.
Ciência e saúde com protagonismo feminino
O Colégio Adventista de Osório apresentará duas pesquisas na feira:
-
Bacteriófagos como agentes terapêuticos contra infecções bacterianas na saúde, das alunas Maria Eduarda Souza Soares, Mayara Cristini Caduri dos Santos e Alice Geschuender Borella.
-
Novas tecnologias de dessalinização e seus aspectos socioambientais, de Clara De Bastiani Kusowski, Clara Guatimuzim Testa da Silva e Rafaela Boeira Santanna.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório participará da Mostratec com o seguinte projeto:
- ODS 5 e 10: estereótipos de gênero em debate, das alunas Érica Lavínia de Oliveira, Luiza Machado e Sara Cardoso.
Mostratec-Liberato reúne estudantes de 14 países
Além do Brasil, a Mostratec-Liberato 2025 contará com representantes da Argentina, Chile, China, Dinamarca, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.
O evento inclui ainda o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), a Mostratec Júnior e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
O tema do SIET deste ano é “Educação, Culturas e Territórios – Conexões para um Futuro Sustentável”, com palestras de nomes como Daniel Munduruku, Mari Krüger, Santiago Uribe, Gládis Kaercher, Ailim Schwambach e Gustavo Borba.
Premiação e incentivo à pesquisa
Com apoio de 30 instituições, a feira distribuirá mais de R$ 1,5 milhão em prêmios e incentivos educacionais.
Entre os parceiros estão Assembleia Legislativa do RS, Petrobras, Sebrae, Feevale, Unisinos, Universidade La Salle, Marinha do Brasil, Sicredi e Banrisul.
O evento é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com patrocínio do Sicredi, Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A transmissão será ao vivo pelo canal oficial da Mostratec no YouTube.


















