O último dia de atividades dos 10º Jogos de Integração dos Idosos, realizados ao longo do último final de semana, em Tramandaí, mesclou práticas esportivas e recreação. O evento, encerrado no último domingo (11), teve como ponto alto o Abraço ao Mundo, que começou com uma caminhada simbólica em defesa do envelhecimento saudável.
A caminhada, já tradicional no evento, reuniu idosos, facilitadores e coordenadores das delegações que, cantando e dançando pelas ruas de Tramandaí, percorreram três quilômetros, encerrando o trajeto no Ginásio Municipal, ponto de partida da atividade.
Uma das participantes, Dulce Braga, 79 anos, destaca a importância dos Jogos. “Faz três anos que participo do evento, este ano trouxe até minha filha junto. Os jogos são muito importantes para minha vida, mas o melhor é a integração que promovem, permitindo que a gente conheça pessoas de vários lugares”, contou.
No retorno da caminhada, o coordenador da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) de Porto Alegre, José Baldez, orientou os idosos para fazerem atividades corporais, como respiração e alongamentos. Já dentro do Ginásio, em círculos, e de mãos dadas, os idosos se reuniram, enquanto os facilitadores estendiam um pára-quedas colorido no centro da roda, simbolizando o abraço a um mundo mais colorido, com mais vida, energia, esperança e sonhos.
Baldez explica que o encerramento mostrou à sociedade, e para cada um dos atletas ali reunidos, que os sonhos acontecem em qualquer idade, basta apenas ter certeza de que a vida é um longo caminho a ser percorrido. “Acreditamos nos idosos e admiramos a coragem e o desempenho que cada um apresentou em mais uma edição dos Jogos. Esperamos dar continuidade a essa festa no próximo ano”, acrescentou.
O presidente da Fundação do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), Carlos Finck, agradeceu ao prefeito de Tramandaí, Edgar Rapaki, à rede hoteleira e à população da cidade pela receptividade durante os quatro dias de jogos. “Sem uma equipe estruturada, sem apoiadores, sem sonhos e iniciativas não chegaríamos a lugar nenhum. Se estamos na décima edição dos Jogos de Integração dos Idosos, foi porque todo o conjunto trabalhou, se esforçou e, então, conseguimos chegar até aqui. Que em 2008 possamos trazer mais atividades para integração destas pessoas, que muito contribuem para a sociedade”, salientou.
Romeu Klafke, 54 anos, facilitador do grupo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), destacou que o evento deste ano foi diferenciado. “O diferencial desse evento foi o debate sobre os erros, acertos, e o que temos a melhorar. Isso contribuiu, e muito, para o evento. Se estamos juntos para proporcionar a qualidade de vida da terceira idade, é fundamental que estejamos sempre dispostos ao diálogo. Esse tipo de integração é fundamental para a terceira idade, pois o esporte ajuda a resgatar as perdas registradas durante a vida, facilitando novos sonhos e a vontade de viver mais um pouco”, disse.
O jogos foram uma promoção da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, através da Fundergs, com apoio das Secretarias da Saúde e de Desenvolvimento e Justiça Social. Para o secretário Luís Augusto Lara, o evento coroou o trabalho do governo do Estado em busca de iniciativas que integrem os idosos. “Os participantes dos Jogos são prova de que não basta apenas viver mais, mas viver com qualidade de vida. Todos estão de parabéns pela disponibilidade e por colaborarem para que este evento tenha sido um sucesso”, concluiu Lara.


















