Um graxaim-do-mato, espécie de animal silvestre típica do Rio Grande do Sul, foi resgatado no domingo (3) no município de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte gaúcho, após ser vítima de atropelamento.
O animal foi encontrado ferido e entregue por uma cidadã na Base 5 da CCR ViaSul, concessionária responsável pela rodovia na região.
A ocorrência mobilizou a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Porto Alegre, vinculada ao 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (1° BABM), que realizou o deslocamento até o local para fazer o resgate do mamífero.
Graxaim-do-mato é levado para tratamento em centro de reabilitação de fauna silvestre
O graxaim-do-mato, cujo nome científico é Cerdocyon thous, foi levado até a base 5 da CCR.
O animal foi conduzido com urgência para o Centro de Reabilitação Preservas, especializado no atendimento de fauna silvestre.
No local, o animal ficou sob os cuidados de uma médica veterinária, responsável por dar continuidade ao atendimento clínico e iniciar o processo de reabilitação.
Ao encontrar animais em situação perigosa, acione as autoridades
A Brigada Militar, por meio do 1° BABM, reforça a importância de acionar as autoridades ambientais ao se deparar com animais feridos ou em situação de risco, evitando ações improvisadas e garantindo o encaminhamento adequado aos centros especializados.


















