[rank_math_breadcrumb]

Fiscalização apreende 1,7 tonelada de alimentos impróprios em mercados do RS

Fiscalização apreende 1,7 tonelada de alimentos impróprios Fiscalização apreende 1,7 tonelada de alimentos impróprios em dois mercados de Antônio Prado, na Serra Gaúcha, durante ação da Força-Tarefa do Programa Segurança…
Fiscalização apreende 1,7 tonelada de alimentos impróprios em mercados do RS

Fiscalização apreende 1,7 tonelada de alimentos impróprios

Fiscalização apreende 1,7 tonelada de alimentos impróprios em dois mercados de Antônio Prado, na Serra Gaúcha, durante ação da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos, realizada nesta terça-feira, 12 de agosto.

A operação interditou o açougue, a padaria e a fiambreria de um dos estabelecimentos e o açougue do outro, devido a graves problemas de higiene.

Produtos vencidos, sem origem e até medicamentos proibidos

Nos locais, os agentes encontraram carnes e produtos coloniais — como vinho, cachaça, queijo, feijão, galinha caipira e embutidos — armazenados de forma irregular.

Também havia produtos vencidos colocados em promoção, mercadorias sem comprovação de origem, unidades de álcool cuja venda é proibida em mercados e até medicamentos.

Parte da carne apreendida foi destinada ao zoológico de Caxias do Sul, evitando desperdício e garantindo uso adequado do material.

Estrutura precária e risco à saúde pública

A falta de higiene nos setores de manipulação e armazenamento motivou a interdição imediata de parte dos estabelecimentos.

Especialistas em segurança alimentar alertam que o consumo de produtos nessas condições pode causar intoxicações graves, infecções e doenças transmitidas por alimentos contaminados.

Força-tarefa mobilizou diversos órgãos

A operação contou com a participação do promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS).

Também integraram a ação representantes da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e da Delegacia do Consumidor (DECON).

Fiscalizações devem continuar

Segundo os órgãos envolvidos, novas ações estão programadas para combater a comercialização de produtos impróprios na região.

A população pode ajudar denunciando irregularidades aos canais oficiais, preservando a segurança alimentar e evitando riscos à saúde coletiva.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas