[rank_math_breadcrumb]

Feriadão no Rio Grande do Sul terá sol, chuva e frio

Feriadão no Rio Grande do Sul será marcado por mudanças no tempo que vão do calor com sol à chuva irregular e ao ingresso de uma massa de ar frio….
Alerta do INMET, Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Massa de ar frio, Padrão climático neutro, Anticiclone migratório atuará no RS nos próximos dias, tempo no RS em maio, Feriadão, Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo: Prefeitura de Urupema

Feriadão no Rio Grande do Sul será marcado por mudanças no tempo que vão do calor com sol à chuva irregular e ao ingresso de uma massa de ar frio.

De acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, o período da Páscoa combinado com o feriado de Tiradentes trará variações climáticas expressivas em diferentes regiões do estado, impactando diretamente quem pretende viajar ou aproveitar ao ar livre.

Sexta-feira Santa começa com aumento da nebulosidade

Nesta Sexta-Feira Santa, o céu começa a mudar em todo o território gaúcho. Embora o sol ainda apareça entre nuvens em diversas localidades, a tendência é que o tempo fique mais fechado ao longo do dia.

Em muitos pontos do estado, o céu passará de parcialmente nublado para encoberto, especialmente nas regiões mais ao Norte.

Instabilidades ganham força no decorrer do dia

Áreas de instabilidade começam a se formar ainda pela manhã, trazendo chuva irregular em algumas cidades.

Contudo, a tendência é de que essas precipitações se intensifiquem entre a tarde e a noite, particularmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul, onde há risco de temporais isolados com vento forte e até queda de granizo.

Apesar disso, a chuva não será generalizada. Muitas cidades, principalmente no Oeste e na Metade Sul do estado, não devem registrar precipitação significativa durante a sexta-feira.

Sábado: frio chegando e tempo mais firme em grande parte do RS

No sábado, a situação muda com a chegada de uma massa de ar seco e frio, que começa a atuar sobre o estado. O dia será predominantemente de sol com nuvens, embora persistam momentos de maior nebulosidade em algumas regiões, como a Serra Gaúcha e o Litoral Norte, onde ainda pode ocorrer chuva ou garoa isolada.

A queda nas temperaturas será sentida em todas as regiões, mas de forma inusitada: as mínimas do sábado não ocorrerão nas primeiras horas do dia, como normalmente acontece, mas sim ao entardecer, à medida que o ar frio avança.

Feriadão no Rio Grande do Sul – Páscoa e Tiradentes

Embora o domingo e o feriado de segunda-feira não estejam detalhadamente previstos neste boletim, a tendência é de que o tempo siga mais seco e frio, com predomínio do sol em várias regiões, principalmente no interior.

Ainda assim, setores do Norte e Nordeste do estado podem enfrentar alguma instabilidade passageira.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas