[rank_math_breadcrumb]

Emenda da reeleição sem limite já foi desarquivada

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mandou desarquivar em abril uma Proposta de Emenda Constitucional que permite a reeleição sem limites para cargos majoritários, informa reportagem desta quinta-feira…

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mandou desarquivar em abril uma Proposta de Emenda Constitucional que permite a reeleição sem limites para cargos majoritários, informa reportagem desta quinta-feira do jornal Folha de S.Paulo.

Se aprovada no Congresso, a proposta abriria caminho para a aprovação de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O pedido foi feito em fevereiro pelo deputado petista Fernando Ferro (PE), que solicitou o desarquivamento de propostas sobre a reeleição. Os deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos Willian (PTC-MG) defendem a possibilidade de um terceiro mandato para Lula, com base em uma emenda que já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em 2000.

O relator na comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), considerou, na época, a proposta constitucional. O próximo passo é a discussão em comissão especial, que depende de autorização do presidente da Câmara para ser instalada.

A proposta do ex-deputado Inaldo Leitão (PR-PB) permite que presidente da República, prefeitos e governadores concorram a infinitas reeleições, desde que se licenciem do cargo seis meses antes da disputa.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Este conteúdo foi produzido em parceria com colaborador do Portal Litoralmania. O Litoralmania revisa, edita e publica o material assegurando qualidade, apuração e transparência, mantendo seu compromisso com informações confiáveis e bem fundamentadas.

Notícias relacionadas