De Osório para o mundo: Projeto do IFRS é destaque na Mostratec 2025
Projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório conquistou o 2º lugar na categoria Ciências Animais e de Plantas da Mostratec 2025, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina.
A pesquisa propõe uma solução natural e ecológica para combater doenças fúngicas em videiras, reforçando o compromisso do Instituto com a sustentabilidade e a ciência aplicada.
A Mostratec ocorreu entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), reunindo estudantes de 14 países.
O IFRS participou com 14 trabalhos finalistas, sendo três do Campus Osório, e saiu do evento com quatro premiações, incluindo o 1º lugar do projeto “ENEMática”, do Campus Vacaria.
Ciência e sustentabilidade: o estudo premiado de Osório
Intitulada “Estudo da atividade antifúngica de extratos aquosos in natura de plantas na inibição de Neofusicoccum parvum – Fase III”, a pesquisa desenvolvida no Campus Osório busca alternativas ecológicas para conter uma doença que pode causar a perda total das videiras.
O trabalho é assinado pela estudante Natália de Abreu Euzebio, do 3º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, sob a orientação da professora Flávia Twardowski, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS.
Durante dois anos, a equipe analisou diferentes extratos vegetais, como alho, cravo e canela, e comprovou sua eficácia antifúngica.
“Descobrimos que certas concentrações dos extratos naturais são capazes de inibir o fungo causador da podridão-descendente, oferecendo uma alternativa ecológica à substituição de agrotóxicos”, explica a professora Flávia.
Além de contribuir para a produção sustentável e a redução do impacto ambiental, a pesquisa também se alinha às metas globais da ONU relacionadas à agricultura e meio ambiente.
Outros campi conquistaram prêmios:
Campus Vacaria: 1º lugar em Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física com o projeto “ENEMática”, sobre estratégias didáticas para o ensino de matemática voltado ao Enem. O trabalho foi credenciado para a Fenadante que acontece em setembro de 2026, em São Paulo/SP. Estudantes: Antonieli Helena Fernandes e Cristhian Post Michels. Orientador: Marcelo Maraschin de Souza
Campus Rolante: 4º lugar em Ciências Ambientais com a “Avaliação de bioplástico formulado com subprodutos naturais e sua aplicabilidade como embalagem agrícola biodegradável”. Estudante: Sofia Müller David. Orientadora: Gabriela Sant’Anna
Campus Bento Gonçalves: 4º lugar em Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física com o projeto “Pipa IFmakerRS: criação de jogos e desafios lógicos como ferramentas inovadoras no ensino-aprendizagem e na inclusão social”. Estudante: Pâmela Trentin Piacentini. Orientador: Diego Lieban
Outros projetos apresentados por alunos de Osório
Além do projeto premiado, o Campus Osório levou à Mostratec as pesquisas “Cultura Maker na Química Orgânica – Fase III” e “ARChemie: Uma ferramenta acessível e interativa para o ensino de Química Orgânica”.
Os trabalhos, orientados pela professora e com a supervisão do docente Terrimar Ignacio Pasqualetto.Vera Maria Klajn, e conduzidos pelos estudantes Gabriel Libano Ramos e Leonardo da Costa Gomes, destacaram-se pelo incentivo à experimentação criativa, uso de tecnologia acessível e promoção de uma aprendizagem colaborativa.
Estande do IFRS na feira
Decorado com tons verde e branco, o espaço ofereceu quatro áreas temáticas e uma experiência instagramável que conquistou o público.
Entre os destaques, estavam:
-
Caixa de areia de realidade aumentada, do Campus Caxias do Sul, com o projeto “Mundo para os sentidos, sentidos para o mundo”, que encantou crianças e adultos;
-
Lab Makers, com robôs, jogos de lógica e impressoras 3D, promovendo interação e diversão;
-
Projetos itinerantes, como “Peçonhentos e Venenosos”, do Campus Sertão, e “Lab Fito”, do Campus Vacaria;
-
Experiência sensorial com sucos de uva, do Campus Bento Gonçalves, aproximando o público da ciência de forma lúdica.



















