[rank_math_breadcrumb]

Ciclone no Atlântico e a mudança no tempo que está por vir no RS

Ciclone no Atlântico O ciclone no Atlântico se tornou o protagonista da previsão climática para os próximos dias, impulsionando uma massa de ar frio intensa que vai atingir o Rio…
Frente fria no RS

Ciclone no Atlântico

O ciclone no Atlântico se tornou o protagonista da previsão climática para os próximos dias, impulsionando uma massa de ar frio intensa que vai atingir o Rio Grande do Sul e o Centro-Sul do Brasil no fim de outubro.

Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno pode derrubar as temperaturas para níveis abaixo do esperado para esta época do ano.

O ar frio não chegará de forma imediata: inicialmente, uma frente fria vai provocar chuva no Sul do país durante o fim de semana.

A massa de ar mais intensa ingressará na segunda-feira, dois dias após o sistema frontal, sendo impulsionada por um ciclone extratropical que se formará no Atlântico, a leste da Argentina.

Como o ciclone impulsiona o ar frio continental

Na segunda-feira, um centro de alta pressão de 1035 hPa se posicionará sobre a Patagônia, trazendo ar gelado.

A baixa pressão sobre o oceano dará o empuxo necessário para que o ar frio avance pelo continente, atingindo o Norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e o Centro-Sul do Brasil.

Segundo a análise da MetSul, o trajeto continental da massa de ar frio é típico das frentes de inverno mais rigorosas, avançando pelo interior da América do Sul pelo chamado “poço dos Andes”.

Esse comportamento difere das massas de ar frio de primavera, que geralmente têm trajetória oceânica, trazendo resfriamento mais curto e moderado.

Dois episódios de frio intenso neste mês de outubro

A segunda metade de outubro tem se mostrado atípica para o Centro-Sul do Brasil, com dois episódios de frio intenso previstos. O primeiro já ocorreu nesta semana, com registros históricos:

  • São Paulo: mínima de 10,8ºC no Mirante de Santana, menor marca desde 2014;

  • Belo Horizonte: mínima de 9,1ºC, a mais baixa da capital desde 2014;

  • Rio de Janeiro: mínima de 5,2ºC abaixo de zero no Parque Nacional de Itatiaia e 12,1ºC na zona urbana de Jacarepaguá.

O segundo episódio será influenciado pelo ciclone no Atlântico e pela nova massa de ar frio, mais úmida que a anterior, provocando chuvas e temperaturas baixas durante o dia, especialmente entre o Sul e o Sudeste.

Previsão de frio para o Rio Grande do Sul

No Sul gaúcho, especialmente na Serra do Sudeste, Campanha e fronteira com o Uruguai, a atmosfera seca pode trazer mínimas próximas ou inferiores a 5ºC, principalmente no meio da próxima semana.

O impacto será sentido principalmente nas máximas, que ficarão muito abaixo da climatologia, reforçando o caráter atípico desta época do ano.

Apesar de não ser tão rigorosa quanto a massa de ar seco que atingiu a região no início da semana, esta nova frente fria será suficiente para gerar dias frios, instáveis e com chuva, além de tardes amenas e geladas, alterando significativamente o padrão climático de final de outubro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas