Chuva no Rio Grande do Sul volta nos próximos dias, após breve alívio nesta terça-feira (05), quando o sol apareceu em praticamente todo o território gaúcho, assim como hoje.
A trégua, no entanto, será curta. Uma nova área de instabilidade associada a um centro de baixa pressão atmosférica e à formação de uma frente fria trará volumes elevados de precipitação e rajadas intensas de vento entre quinta (07) e sábado (09).
A partir desta quarta-feira (06), o tempo começa a mudar novamente. Embora o dia tenha predomínio de sol na maioria das regiões, áreas da Metade Norte já podem registrar pancadas de chuva ao final do dia, especialmente durante a noite.
Na quinta-feira, o centro de baixa pressão se intensifica e traz instabilidade durante a madrugada e manhã para várias localidades da Metade Norte.
No entanto, será entre a tarde e a noite que a chuva se espalha por grande parte do estado, com exceção de alguns pontos ao Sul e Oeste onde o tempo pode seguir seco.
A sexta-feira (08) será marcada por variação de nebulosidade e alternância entre sol e pancadas de chuva em diferentes pontos, sobretudo nas regiões Sul e Leste, como Porto Alegre, Região Metropolitana, Litoral e Lagoa dos Patos.
A umidade vinda do mar alimentará as nuvens carregadas, provocando instabilidade ao longo do dia.
No sábado (09), o aprofundamento da baixa pressão na costa deve manter a chuva presente principalmente no Sul, Leste e áreas da Serra gaúcha, além do Litoral Norte.
Nessas regiões, o céu estará mais carregado, enquanto o Oeste e parte do Centro gaúcho poderão ter tempo firme com sol entre nuvens.
A melhora do tempo deve ocorrer no domingo (10), com a chegada de uma massa de ar mais seco e de alta pressão, que afastará a instabilidade.
Apesar de alguma chuva pontual ainda nas primeiras horas do dia no Nordeste do estado, o sol predominará ao longo da jornada em quase todo o Rio Grande do Sul.
Previsão aponta acumulados elevados de chuva na Metade Leste
Com a atuação persistente da baixa pressão no oceano, os maiores volumes de chuva devem ocorrer na Metade Leste do estado.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a circulação ciclônica favorece o desenvolvimento de nuvens verticais, capazes de provocar chuvas localizadas fortes, que podem até ultrapassar os valores indicados pelos modelos meteorológicos.
Vento forte é esperado entre sexta e sábado
Além da chuva no Rio Grande do Sul, os ventos devem ganhar força, especialmente entre sexta e sábado.
As rajadas mais intensas estão previstas para áreas do Litoral, entorno da Lagoa dos Patos e Região Metropolitana.
A intensidade média deve variar entre 60 km/h e 80 km/h, podendo ser superada em pontos isolados.
A sequência de instabilidades acende o alerta para possíveis transtornos, como alagamentos e queda de galhos, exigindo atenção da população e acompanhamento das atualizações dos institutos de meteorologia.


















