[rank_math_breadcrumb]

CEEE Equatorial aciona plano de contingência: Litoral pode registrar ventos de até 100 km/h

CEEE Equatorial em estado de prontidão com alerta de ciclone no RS Diante do alerta emitido pela MetSul Meteorologia para a formação de um ciclone no Rio Grande do Sul,…
CEEE Equatorial
Foto: CEEE Equatorial/Divulgação

CEEE Equatorial em estado de prontidão com alerta de ciclone no RS

Diante do alerta emitido pela MetSul Meteorologia para a formação de um ciclone no Rio Grande do Sul, a CEEE Equatorial ativou seu plano de contingência e colocou suas bases operacionais em estado de prontidão.

De acordo com a companhia, a ação visa garantir uma atuação imediata e eficiente frente aos impactos esperados do fenômeno climático, previstos para esta sexta-feira (7) e sábado (8).

O Centro de Operações Integradas (COI) da companhia está mobilizado para monitorar o avanço do ciclone e coordenar o trabalho das equipes em campo.

Ações emergenciais e apoio da Defesa Civil

Além da mobilização interna, a CEEE Equatorial participa dos Comitês de Crise da Defesa Civil estadual e municipal.

De acordo com a empresa, as equipes técnicas e de manutenção estão de sobreaviso para realizar reparos emergenciais e garantir a segurança da população diante de eventuais danos na rede elétrica.

Risco de ventos acima de 100 km/h e transtornos previstos

A MetSul Meteorologia alerta que o ciclone deve trazer chuvas intensas a torrenciais, rajadas de vento que podem superar os 100 km/h e descargas elétricas.

As áreas mais afetadas devem ser a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, com risco de destelhamentos, quedas de árvores e postes, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica.

O fenômeno deve entrar no Estado pelo Noroeste na sexta-feira, avançar pela Grande Porto Alegre à noite e seguir em direção ao oceano entre o Litoral Norte gaúcho e o Sul de Santa Catarina entre a madrugada e a manhã de sábado.

Orientações à população durante o ciclone

A CEEE Equatorial reforça a importância de manter distância de fios e cabos rompidos e de comunicar qualquer ocorrência imediatamente por meio dos canais oficiais de atendimento.

📞 Canais de atendimento da CEEE Equatorial:

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas