[rank_math_breadcrumb]

Caderno mostra tendências do design para móveis em Torres

Tomando como exemplo a indústria da moda, as vitrines das lojas internacionais também deixaram de ser a base exclusiva para a apresentação de tendências do design para móveis brasileiros. As…

Tomando como exemplo a indústria da moda, as vitrines das lojas internacionais também deixaram de ser a base exclusiva para a apresentação de tendências do design para móveis brasileiros. As inspirações agora estão baseadas, cada vez mais, no perfil do consumidor, segmentado por comportamentos.

A cadeia produtiva do setor moveleiro gaúcho está tendo a oportunidade de conferir essa nova referência nos workshops de apresentação do caderno Referências em Mobiliário 2008. A atividade gratuita já foi realizada em três municípios do Estado e acontecerá em mais duas cidades até o final de novembro. O próximo workshop ocorrerá nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, em Torres, às 19h, no Centro Cultural, Rua José Picoral, 315. As inscrições podem feitas pelo telefone (51) 3601.0068.

O caderno, em sua 5ª edição, foi desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Mobiliário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Cetemo), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). As apresentações no Estado são promovidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

Os participantes dos workshops recebem um CD-ROM com dados da pesquisa realizada pelo Senai/Cetemo, textos, imagens, vídeos narrados e ilustrados. Paralelamente ao trabalho de identificação das necessidades, dos sentimentos e dos comportamentos do ser humano, foram realizadas pesquisas em feiras internacionais de móveis e de matérias-primas na Alemanha e na Itália. O caderno, com tiragem nacional de quatro mil exemplares, apresenta reflexões sobre o comportamento humano e sua relação com o mobiliário. O material está dividido em quatro universos: Momento Luxo, Simbiose, Buscas e Origens e Tempo e Espaço.

Conforme a técnica de desenvolvimento do Senai/Cetemo, Taiane Scotton, o caderno é uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de produtos. “Em um mercado tão exigente e que requer produtos diferentes e inovadores com grande velocidade, é importante para que os empresários que querem se destacar tenham um instrumento que os oriente”, afirma. Segundo ela, o objetivo é disseminar entre as empresas a cultura do desenvolvimento de novos produtos. “O caderno é atemporal e foi produzido para servir como referência para o setor moveleiro”, salienta.

De acordo com a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis da Serra Gaúcha, Thaísa Lunelli Rodrigues, os workshops fazem parte dos planos de ação de projetos setoriais do Sebrae/RS, focados no setor moveleiro no Estado, entre eles: APL de Móveis da Serra Gaúcha, Pólo de Móveis de Ijuí e Região, Pólo de Móveis do Litoral Norte e Pólo de Desenvolvimento Moveleiro da Região Centro, Fronteira Oeste e Campanha. “O objetivo dos workshops é disseminar informações entre os empresários do setor para que possam estar atentos às tendências”, afirma a gestora. Os APLs são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e outros agentes locais, como governos, associações empresariais e instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Desde outubro, quando foi lançado o caderno Referências em Mobiliário 2008, foram realizados workshops de apresentação em três municípios do interior do Estado: Caxias do Sul, Antônio Prado e Santa Maria. Depois de Torres, será a vez de Nova Petrópolis receber o evento. A atividade ocorrerá no dia 22 de novembro, às 20h, na Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Rua Padre Affonso Theobald, 1700, sala 1. As inscrições podem feitas pelo telefone (54) 3281.4277.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Este conteúdo foi produzido em parceria com colaborador do Portal Litoralmania. O Litoralmania revisa, edita e publica o material assegurando qualidade, apuração e transparência, mantendo seu compromisso com informações confiáveis e bem fundamentadas.

Notícias relacionadas