A Brigada Militar, por meio do 1º Batalhão Ambiental (BABM) de Torres, atendeu denúncia de crime contra a fauna neste domingo (20) no município de Três Forquilhas, Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A ação resultou na apreensão de 12 aves silvestres, além de 10 gaiolas e oito alçapões utilizados para captura ilegal.
Espécies apreendidas e situação encontrada no local
Durante a fiscalização, a Patrulha Ambiental (Patram) constatou que as aves estavam em gaiolas individuais na parte externa da residência, algumas com armadilhas preparadas para capturar novos animais.
Entre os pássaros encontrados estavam:
-
04 coleiros
-
03 cardeais
-
02 sabiás-laranjeira
-
01 pintassilgo
-
01 gaturama
-
01 trinca-ferro
O morador admitiu não possuir autorização ou licença para manter os animais em cativeiro.
Apreensão e responsabilização criminal
Diante da situação, os pássaros, gaiolas e alçapões foram apreendidos, com registro fotográfico e confecção de Termo Circunstanciado. O homem foi responsabilizado criminalmente por infração ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
Os animais serão encaminhados para avaliação veterinária e posterior destinação adequada pelo órgão ambiental competente.
Denúncias ajudam no combate aos crimes ambientais
A Brigada Militar reforça que denúncias de cativeiro e captura ilegal de fauna silvestre podem ser feitas anonimamente por meio do telefone 190 ou diretamente aos batalhões ambientais, permitindo a atuação rápida para proteger a biodiversidade do estado.



















