[rank_math_breadcrumb]

Balneário Pinhal: homem é preso por usar rádio ilegal para monitorar viaturas da Brigada Militar

Balneário Pinhal: homem é preso por monitorar viaturas da Brigada Militar A ação foi desencadeada no domingo (18), no bairro Magistério em Balneário Pinhal, após informações apontarem que o suspeito…
Balneário Pinhal

Balneário Pinhal: homem é preso por monitorar viaturas da Brigada Militar

A ação foi desencadeada no domingo (18), no bairro Magistério em Balneário Pinhal, após informações apontarem que o suspeito estaria utilizando equipamentos de radiocomunicação para acompanhar e repassar a movimentação de viaturas policiais.

A prisão foi efetuada por equipes da Força Tática do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM).

Denúncia levou à identificação de monitoramento da frequência policial

Durante o trabalho de averiguação, os policiais identificaram uma antena instalada, além de diversos equipamentos compatíveis com transmissão e recepção de sinais VHF e UHF.

No local, foi possível constatar que um dos rádios estava ativamente sintonizado na frequência da Brigada Militar, reforçando a suspeita de monitoramento ilegal das comunicações policiais.

Suspeito admitiu escutar comunicações da BM, Bombeiros e Marinha

Durante a abordagem, o homem afirmou aos policiais que costumava ouvir as comunicações da Brigada Militar, além de transmissões do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil.

No entanto, ele não apresentou nenhuma autorização legal ou documentação que comprovasse a regularidade do uso dos equipamentos.

Equipamentos apreendidos durante a operação

No imóvel, os policiais localizaram e apreenderam diversos dispositivos de comunicação, incluindo: rádio VHF marca QYT, modelo KT 8900, um rádio VHF marca Yaesu, modelo FT 7000R, dois rádios UHF da marca Baofeng com carregadores, uma antena VHF caseira e um telefone celular.

Homem possui extensa ficha criminal

De acordo com informações da Brigada Militar, o homem preso possui antecedentes criminais, incluindo:

  • Homicídio doloso

  • Estupro

  • Desacato

  • Lesão corporal

  • Injúria

  • Crime contra a administração pública

  • Ameaça

Brigada Militar reforça importância das denúncias

A corporação reforça que a colaboração da comunidade é essencial no combate a crimes.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo 190, contribuindo para a prevenção de delitos e para a segurança da população do Litoral Norte.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas