Azeite de oliva gaúcho foi o grande protagonista do concurso internacional TerraOlivo 2025, realizado no Mediterrâneo, com a marca gaúcha Estância das Oliveiras, da cidade de Viamão (RS), se consagrando como a mais premiada entre todas as brasileiras na competição.
O evento, que ocorreu em Israel e é considerado um dos mais prestigiados do setor, reuniu 558 rótulos de azeites de 19 países, analisados por 27 jurados de diferentes partes do mundo.
A Estância das Oliveiras brilhou ao conquistar sete medalhas — o maior número entre as 18 marcas nacionais reconhecidas nesta edição.
Azeite de oliva gaúcho é o mais premiado do país: confira
Todos os sete azeites inscritos foram premiados: três rótulos receberam a Gran Prestige Gold, três levaram a Prestige Gold e um ficou com a medalha de ouro tradicional (Gold).
O fundador da Estância, Lucídio Goelzer, destacou que o prêmio reforça o papel do Brasil na produção de azeites de alta qualidade internacional:
“O país está mostrando que pode, sim, produzir azeites do mais alto nível internacional.”
Além do reconhecimento internacional, a vitória da Estância é ainda mais simbólica diante dos desafios recentes enfrentados pela marca.
Em 2024, a empresa registrou uma quebra de 60% na produção, mas conseguiu se recuperar em 2025, dobrando o volume colhido.
Além da Estância das Oliveiras, outras marcas também foram premiadas: Al-Zait, Rosário do Sul: 5 medalhas, Capolivo, Canguçu: 3 medalhas, Prosperato, Caçapava do Sul: 3 medalhas, Sabiá, Encruzilhada do Sul: 2 medalhas, Lagar H, Cachoeira do Sul: 1 medalha, Olivas de Gramado, Gramado: 1 medalha, Olive Jungle, Farroupilha: 1 medalha.
Confira as marcas brasileiras premiadas no TerraOlivo 2025:
-
Estância das Oliveiras, Viamão (RS): 7 medalhas
-
Al-Zait, Rosário do Sul (RS): 5 medalhas
-
Essenza, Santo Antônio do Pinhal (SP): 4 medalhas
-
Capolivo, Canguçu (RS): 3 medalhas
-
Prosperato, Caçapava do Sul (RS): 3 medalhas
-
Fazenda Maria da Fé, Maria da Fé (MG): 2 medalhas
-
Colhida, Sapucaí-Mirim (SP): 2 medalhas
-
Sabiá, Encruzilhada do Sul (RS): 2 medalhas
-
Azeite Bene, Bom Sucesso de Itararé (SP): 1 medalha
-
Azeite Três Meninas, Rancho Queimado (SC): 1 medalha
-
Casa Mourad, Delfim Moreira (MG): 1 medalha
-
Casa Grapollo, Maria da Fé (MG): 1 medalha
-
Grattacielo, Córrego do Bom Jesus (MG): 1 medalha
-
Kochen, Lagoa Santa (MG): 1 medalha
-
Lagar H, Cachoeira do Sul (RS): 1 medalha
-
Olivas de Gramado, Gramado (RS): 1 medalha
-
Olive Jungle, Farroupilha (RS): 1 medalha
-
Soul Mantiqueira, Aiuruoca (MG): 1 medalha
Essa consagração no TerraOlivo 2025 mostra o crescimento e a consolidação do azeite de oliva brasileiro no cenário global, com destaque para os produtores do Rio Grande do Sul.



















