Anvisa proíbe suplemento Ki-Fit-Turbo fabricado pela GVL Indústria de Suplementos Alimentares Ltda., após receber relato de evento adverso grave associado ao seu consumo.
Os efeitos incluem taquicardia, dor no peito, desconforto abdominal, náuseas, vômitos e diarreia.
Está determinado o recolhimento e proibição de todos os lotes, além da comercialização, distribuição, exportação, fabricação, propaganda e uso do produto.
Anvisa: medida foi publicada nesta semana
A medida foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (16/9).
Além do Ki-Fit-Turbo, o Zempyc Natural – Mega Concentrado 730mg – 120 Cápsulas Emagrecedor Suplemento Alimentar em Cápsulas, distribuído pela Preço Justo Gestão Empresarial Ltda., também teve a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso proibidos.
A empresa Sorocaps Indústria Farmacêutica declarou que não produz nenhum produto com a marca Zempyc, tornando a origem e composição do suplemento desconhecidas.
Produtos apresentam riscos à saúde
No caso do Ki-Fit-Turbo, o relato inclui:
-
Taquicardia
-
Desconforto torácico compressivo
-
Epigastralgia (queimação ou dor na região abdominal superior)
-
Náuseas e vômitos
-
Diarreia
No caso do Zempyc, além de não ter fabricante declarado, as propagandas divulgadas em redes sociais associam o produto a efeitos emagrecedores, aceleração do metabolismo, aumento de energia e redução de apetite — alegações que não são permitidas para suplementos alimentares.
Canais de contato
Orientação para denúncias de produtos irregulares via Ouvidoria ou Central de Atendimento (0800 642 9782).


















