[rank_math_breadcrumb]

PF desmantela fábrica clandestina de cigarros no RS e cumpre mandados em Tramandaí e outras seis cidades

PF desmantela fábrica clandestina de cigarros no RS A Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira (11/12) uma fábrica clandestina de cigarros em Viamão, no Rio Grande do Sul, em ação conjunta…
PF desmantela fábrica clandestina de cigarros
Foto: Polícia Federal/Divulgação

PF desmantela fábrica clandestina de cigarros no RS

A Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira (11/12) uma fábrica clandestina de cigarros em Viamão, no Rio Grande do Sul, em ação conjunta com a Receita Federal.

A Operação Bonsack visa reprimir crimes como lavagem de dinheiro, fabricação e comercialização de produtos nocivos à saúde pública, sonegação fiscal e organização criminosa.

Durante a operação, que ocorreu em diversas cidades do estado, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e decretado o sequestro de bens e valores de até R$ 25 milhões.

Mandados cumpridos em várias cidades gaúchas

Os mandados foram executados em Tramandaí, Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Parobé, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul.

Segundo informações da Polícia Federal, a ação contou com policiais federais, servidores da Receita Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego.

A operação é resultado de meses de investigação que apontaram a existência de uma rede criminosa estruturada para a produção ilegal de cigarros, com ramificações em diferentes municípios do estado.

Trabalhadores trazidos do Paraguai

De acordo com o inquérito policial, a organização criminosa recrutava cidadãos paraguaios e os trazia ao Brasil para trabalhar na fábrica clandestina de cigarros instalada em área rural de Viamão/RS.

O grupo utilizava interpostas pessoas para ocultar a propriedade dos bens e empresas de transporte para dar aparência de legalidade às operações.

Crimes investigados e consequências legais

A Operação Bonsack apura crimes graves, incluindo:

  • Lavagem de dinheiro;

  • Fabricação de produtos nocivos à saúde;

  • Comercialização de bens impróprios ao consumo;

  • Sonegação fiscal;

  • Organização criminosa.

A operação mobilizou policiais federais, auditores da Receita Federal e servidores do Ministério do Trabalho e Emprego.

A Polícia Federal reforça que ações como a Operação Bonsack têm o objetivo de proteger a população, garantir o cumprimento da lei e impedir que atividades criminosas se proliferem no território brasileiro.

Próximos passos da investigação

As investigações seguem sob supervisão da Justiça.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas