[rank_math_breadcrumb]

Polícia Civil desmantela esquema milionário de revenda de veículos no Litoral Norte

Polícia Civil deflagra operação em cidades do Litoral Norte A Polícia Civil deflagrou na quinta-feira (04/12) uma operação em diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo no Litoral Norte,…
Polícia Civil
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Polícia Civil deflagra operação em cidades do Litoral Norte

A Polícia Civil deflagrou na quinta-feira (04/12) uma operação em diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo no Litoral Norte, para combater fraudes em revendas de veículos.

A ação, coordenada pela Delegacia de Canela, teve como foco um grupo investigado por financiamentos ilegais de automóveis, resultando em um preso e na apreensão de armas e bens de alto valor.

Ao todo, 45 policiais civis participaram da operação, que cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Canela, Capão da Canoa, Terra de Areia e Estrela.

As diligências atingiram tanto revendas de veículos quanto residências de proprietários e funcionários suspeitos de envolvimento no esquema.

Prisão em flagrante e apreensão de armas

Polícia Civil
Polícia Civil/Divulgação

Durante a ação, um investigado foi preso em Terra de Areia por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Em imóveis ligados a ele em Canela, como uma revenda de carros e residências, foram encontradas seis armas de fogo, incluindo pistolas, armas longas, revólveres calibre .38, 380, 12 e 9mm, algumas sem numeração e adaptadas ilegalmente.

Também foram apreendidos muita munição e equipamentos bélicos como mira laser e carregadores, além de um veículo de alto padrão e placas de outros automóveis.

O delegado Vladimir Medeiros, responsável pelas investigações, explicou que a operação é resultado de meses de trabalho investigativo, iniciado no começo do ano.

Segundo ele, a prisão anterior de um blogueiro envolvido em fraudes semelhantes foi fundamental para identificar novos integrantes do grupo criminoso.

Fraudes bancárias e prejuízo estimado

Polícia Civil
Polícia Civil/Divulgação

O inquérito policial apura crimes como fraude bancária, estelionato, associação criminosa, falsificação e uso de documentos falsos, entre outras irregularidades.

A estimativa preliminar da Polícia Civil aponta para um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões às instituições financeiras envolvidas.

Em Canela, as investigações se concentraram em uma revenda de veículos localizada no centro da cidade, onde teriam sido realizados financiamentos irregulares de dez automóveis, todos do mesmo modelo.

Próximos passos da investigação

A Polícia Civil segue analisando todo o material apreendido e realizando novas diligências para elucidar completamente o esquema criminoso.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas