Polícia Federal: servidor público é alvo de operação
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na quinta-feira (30), no Rio Grande do Sul, a Operação Mala Suerte em combate ao tráfico de drogas e uso de bens públicos em atividades indevidas.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Alegre e Osório, com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Penal do RS.
Inquérito começou após prisão por tráfico internacional
As investigações começaram em dezembro de 2023, quando um homem foi preso em flagrante no município de Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, por tráfico internacional de drogas e posse de munições.
O suspeito, residente do Litoral Norte, ocupava cargo público.
A Polícia Federal deu início ao inquérito após a prisão, quando se descobriu indícios de que o servidor utilizava veículos oficiais para comercialização de substâncias ilícitas, o que levantou suspeitas sobre o uso indevido de bens públicos no esquema criminoso.
Fornecedores da Região Metropolitana também são investigados
Durante as apurações, a Polícia Federal identificou dois fornecedores de drogas da região de Porto Alegre, que seriam responsáveis por abastecer o servidor público.
Um dos suspeitos movimentava o dinheiro do tráfico por meio de contas bancárias em nome da companheira, numa tentativa de ocultar a origem ilícita dos valores.
A PF destaca que os itens apreendidos passarão por análise detalhada para ampliar a investigação, permitindo identificar possíveis fluxos de dinheiro, novos envolvidos e o uso irregular de bens e estruturas públicas no esquema.
Ação faz parte do plano nacional de combate ao crime violento
A FICCO/RS reúne a Polícia Federal, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), a Polícia Civil, a Brigada Militar e a Polícia Penal do Rio Grande do Sul (SUSEPE).
A força-tarefa faz parte do Plano de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na repressão estratégica às organizações criminosas e na redução dos índices de violência.



















