[rank_math_breadcrumb]

Frio e geada retornam ao Sul

Uma segunda frente fria chega ao Brasil neste sábado (17). Este sistema praticamente não traz chuva, mas consegue mudar a direção dos ventos até em parte do Centro-Oeste, segundo o…
Alerta do INMET, Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Massa de ar frio, Padrão climático neutro, Anticiclone migratório atuará no RS nos próximos dias, tempo no RS em maio, Feriadão, Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo: Prefeitura de Urupema

Uma segunda frente fria chega ao Brasil neste sábado (17). Este sistema praticamente não traz chuva, mas consegue mudar a direção dos ventos até em parte do Centro-Oeste, segundo o Climatempo.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Na retaguarda da frente fria, uma forte massa de ar frio de origem polar vai tomar conta do centro e sul do Brasil. O frio mais intenso acontece na Região Sul, com geadas amplas a partir do domingo (18) no estado gaúcho, Santa Catarina e boa parte do Paraná.

Frio e geada nas capitais do Sul

As temperaturas mais baixas, podendo chegar a valores negativos, estão previstas para áreas no norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste e planalto catarinense e no sul do Paraná, sendo que as madrugadas e manhãs dos dias 19 e 20 de julho serão as mais frias.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Há previsão de temperatura mínima de 2?°C em Curitiba , com geadas na capital paranaense. Além disso, Porto Alegre deve começar a próxima semana com mínima de 4?°C e chance de geada fraca e pontual. A capital Florianópolis , em Santa Catarina, pode ter mínima em torno dos 8?°C.

Apesar do frio intenso que vem por aí, essa massa de ar polar deve ser menos forte do que a observada no final de junho. Mesmo assim, a geada deve ocorrer não apenas na Região Sul, mas também em áreas de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e no Sul de Minas.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]

Culturas de inverno como trigo, aveia e cevada devem ser atingidas por esse episódio de geada, e o milho segunda safra que ainda não foi colhido no Paraná, também. Até o dia 25 de julho as baixas temperaturas predominam na Região Sul.

Já no Litoral Gaúcho, as mínimas ficam em torno de 7°C.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas