[rank_math_breadcrumb]

Descoberto anticorpo que bloqueia infecção por coronavírus

Pesquisadores anunciaram a descoberta de um anticorpo monoclonal que preveniu a infecção por coronavírus em células de laboratório. O estudo abre caminhos para o desenvolvimento de um anticorpo capaz de…

Pesquisadores anunciaram a descoberta de um anticorpo monoclonal que preveniu a infecção por coronavírus em células de laboratório.

O estudo abre caminhos para o desenvolvimento de um anticorpo capaz de tratar ou prevenir a covid-19.

Publicada no periódico Nature Communications, a pesquisa usou como base as informações já disponíveis sobre anticorpos de síndrome respiratória aguda grave (sars), identificados entre 2002 e 2003, como explica o coautor da pesquisa Berend-Jan Bosch, da Universidade de Utrecht, na Holanda:

— Usando essa coleção de anticorpos de sars-cov, identificamos um anticorpo que também neutralizava a infecção por sars-cov-2 (o novo coronavírus) em células cultivadas em laboratório. Esse anticorpo tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro, ajudando na eliminação do vírus ou na proteção de indivíduo não infectado que seja exposto a ele — falou ao site da Universidade.

Como o anticorpo produzido é totalmente humano, acredita-se que isso possa acelerar o processo e reduzir os efeitos colaterais relacionados ao sistema imunológico, disse Frank Grosveld, que assina o trabalho pelo Erasmus Medical Center e pelo Harbour BioMed. Os anticorpos terapêuticos convencionais são, primeiro, desenvolvidos em outras espécies e depois são “humanizados”. Apesar de terem apresentado bons resultados, é preciso ir além nos achados.

— Experimentos mostram que, in vitro, nas células, os anticorpos neutralizantes, de fato, impedem a entrada do vírus na célula. Precisa saber se isso ocorre in vivo — avalia Karina Bortoluci, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia.

Mais esclarecimentos sobre o estudo devem acontecer no próximo dia 14, quando a Universidade de Utrecht marcou uma entrevista coletiva online para que Bosch dê detalhes do achado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Este conteúdo foi produzido em parceria com colaborador do Portal Litoralmania. O Litoralmania revisa, edita e publica o material assegurando qualidade, apuração e transparência, mantendo seu compromisso com informações confiáveis e bem fundamentadas.

Notícias relacionadas