[rank_math_breadcrumb]

Mais de 300 alunos concluem o Proerd no Litoral

O Proerd busca reforçar fatores de proteção relacionados à família, à escola e à comunidade – Foto: Jussara Pelissoli/CRPO Litoral O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral)…
Foto: O Proerd busca reforçar fatores de proteção relacionados à família, à escola e à comunidade - Foto: Jussara Pelissoli/CRPO Litoral
O Proerd busca reforçar fatores de proteção relacionados à família, à escola e à comunidade – Foto: Jussara Pelissoli/CRPO Litoral

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) formou, nesta terça-feira (28), mais de 300 crianças no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em dois municípios.

Em cerimônia na Câmara de Vereadores de Imbé, 84 alunos de quatro turmas do 5º ano das escolas municipais Manoel Mendes e Olavo Bilac receberam certificados do Proerd. As aulas teóricas e os momentos lúdicos do programa foram ministrados pela soldado Joisabel Ferreira da Rosa, instrutora do Proerd.

O evento teve a presença do prefeito Pierre Emerim da Rosa; do comandante do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT), tenente-coronel Almiro Damásio Filho; do comandante da 3ª Cia/2º BPAT, capitão Luis César Lima dos Santos; da secretária municipal de Educação, Joselaine Cardoso; e do presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Candiago.

Em Capão da Canoa, na Casa de Cultura Erico Verissimo, a formatura reuniu mais 220 alunos, de nove turmas do 5º ano das escolas municipais Prefeito Jorge Dariva, Professora Iracema Vizzotto e Capão Novo e do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms. A instrutora do Proerd foi a soldado Brenda de Vasconcelos.

O comandante do 2º BPAT afirmou que a droga é um dos maiores problemas atuais, porque tem relação direta com furtos, roubos e latrocínios (matar para roubar). Também alertou para a pedofilia, que tem avançado e que precisa de mecanismos de proteção.

“A família precisa estar atenta ao que as crianças estão fazendo, com quem elas mantêm contato virtualmente, e no ambiente ao redor da escola; elas precisam de atenção”, observou. “Que a gente não perca a postura de combate e de luta na defesa de uma sociedade melhor”, convocou o tenente-coronel Damásio.

A secretária municipal de Educação, Regina Witt Marques, saudou os formandos, os pais e as escolas por se integrarem ao Proerd. “A Brigada Militar está sempre junto da sociedade, proporcionando a segurança que precisamos e também esse programa, que é um ensinamento para os jovens terem uma vida mais saudável, fraterna e com disciplina”, destacou.

Ainda participaram da formatura o chefe do Estado-Maior do CRPO Litoral, tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel; o vice-prefeito de Xangri-lá, Érico de Souza Jardim; a delegada da Polícia Civil, Sabrina Defente; os vereadores Atilar Gilberto Gerstner Filho e Lavina Dias de Souza; os conselheiros tutelares Daniel Schwanck e Roseana Pereira; e familiares das crianças.

Nesta quinta-feira (30), outros 88 alunos de Tramandaí vão participar do encerramento do curso do Proerd. A formatura será na Câmara de Vereadores, às 9h30.

Proerd

A Brigada Militar desenvolve o Proerd desde 1998, com base no programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983. O Proerd fundamenta-se em estratégias preventivas para reforçar fatores de proteção relacionados à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência de jovens ao uso de drogas, um dos maiores problemas sociais da atualidade, uma vez que a maioria dos crimes tem relação direta ou indireta com a exploração e o uso de entorpecentes. São aplicados currículos com técnicas pedagógicas e materiais didáticos específicos, definidos pela Coordenação Estadual, que segue normas da Câmara Técnica Nacional do Proerd.

Jussara Pelissoli

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas