[rank_math_breadcrumb]

5 áreas de atuação possíveis para farmacêuticos

Em 20 de janeiro é celebrado o Dia do Farmacêutico, profissional com contribuição imensurável para o sistema de saúde. Muito além da manipulação e entrega de medicamentos, eles assumem funções…

Em 20 de janeiro é celebrado o Dia do Farmacêutico, profissional com contribuição imensurável para o sistema de saúde. Muito além da manipulação e entrega de medicamentos, eles assumem funções essenciais que incluem análise clínica, pesquisa científica e a busca contínua por inovações no cuidado.

Enquanto a tecnologia avança e os desafios no setor se tornam mais complexos, o farmacêutico se adapta e expande sua atuação. Seja na farmácia, no laboratório ou em iniciativas educacionais, eles mostram que sua profissão é fundamental para a saúde pública e o progresso da ciência.

De acordo com Aline Alcântara, consultora farmacêutica do Grupo AMR Saúde, a profissão tem passado por uma verdadeira revolução. A ampliação das áreas de atuação e a adoção de tecnologias transformam a experiência do cliente. “O uso de tecnologia nas farmácias agiliza processos, evita erros e torna os serviços ainda mais precisos”, afirma.   

O aspecto humano da profissão de farmacêutico também tem grande relevância, segundo a profissional. “Acreditamos que cuidar das pessoas vai além da inovação: é sobre criar conexões de confiança e oferecer acolhimento”, explica.

A seguir, confira cinco frentes de atuação dos farmacêuticos!

1. Farmacêuticos clínicos

Atuam em drogarias e consultórios, orientando pacientes sobre o uso correto de medicamentos, prevenindo interações perigosas e monitorando resultados terapêuticos.  

2. Farmacêuticos hospitalares

Como o próprio nome diz, desempenham funções na gestão de medicamentos em pacientes hospitalares. Também participam do planejamento de tratamentos, acompanhando indivíduos internados e oferecendo suporte técnico a equipes médicas para garantir a segurança e eficácia dos fármacos utilizados.

Farmacêutica em laboratório usando óculos de proteção, manipulando amostras com pipeta em meio a equipamentos de análise química
Farmacêuticos bioquímicos investigam amostras biológicas para identificar alterações metabólicas e apoiar em decisões clínicas (Imagem: Gorodenkoff | Shutterstock)

3. Farmacêuticos bioquímicos

São aqueles que realizam análises laboratoriais, investigando amostras biológicas para diagnosticar doenças, identificar alterações metabólicas e apoiar decisões clínicas em diversos tratamentos.  

4. Farmacêuticos de alimentos

Este segmento garante a segurança e a qualidade dos produtos consumidos. Os profissionais estão envolvidos no desenvolvimento de fórmulas nutricionais, controle de qualidade e regulamentação de alimentos, além de contribuírem para a inovação em produtos alimentares funcionais e suplementação.  

5. Farmacêuticos criminais

Também conhecidos como peritos forenses, aplicam seus conhecimentos em toxicologia e química para auxiliar investigações criminais. Os profissionais desta área analisam substâncias químicas, identificam venenos, drogas e outros agentes tóxicos em amostras coletadas em cenas de crime. 

Por Pamella Ferreira

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Este conteúdo foi produzido em parceria com colaborador do Portal Litoralmania. O Litoralmania revisa, edita e publica o material assegurando qualidade, apuração e transparência, mantendo seu compromisso com informações confiáveis e bem fundamentadas.

Notícias relacionadas