[rank_math_breadcrumb]

3 dicas para integrar a adega ao design de interiores 

Veja como o móvel pode se tornar um destaque na decoração dos ambientes

A paixão por vinhos ultrapassa o paladar e se manifesta, cada vez mais, no desejo de integrar adegas aos ambientes residenciais. Longe de serem apenas espaços de armazenamento, o mobiliário personalizado se torna elemento de destaque na decoração, agregando elegância e utilidade aos lares. 

Os arquitetos Raphael Martins e Gabriel Galera, à frente do escritório Martins Galera Arquitetura, demonstram em seus projetos como essa inserção pode ser realizada de forma harmoniosa e sofisticada. Confira!

1. Adega sob medida 

As portas de vidro transformam a adega em um elemento visual no ambiente (Projeto: Escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme)

Em um de seus projetos, a dupla de arquitetos idealizou para um apartamento uma opção de adega sob medida com capacidade para mais de 100 rótulos de vinho. Equipada com iluminação LED interna, que realça a beleza das garrafas, e fechada por uma porta de vidro transparente, o mobiliário se adapta de maneira fluida ao living e à cozinha, que compartilham o mesmo espaço.

A escolha do vidro permite apreciar a coleção de vinhos, transformando-a em um elemento visual interessante e convidativo, ao mesmo tempo em que garante as condições ideais de temperatura e umidade para a conservação das bebidas. 

2. Adega com porta de vidro espelhada

Sala com sofá na cor bege e almofadas, ao fundo está a adega com portas espelhadas dividindo o ambiente, do lado da adega há uma bancada branca com cadeiras brancas e do outro um espelho que leva para uma outra sala com a parede cinza
As portas espelhadas deixam o ambiente mais elegante (Projeto: Escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme)

Em outro projeto, o móvel personalizado ganha um toque ainda mais exclusivo. Além da iluminação LED, este modelo apresenta uma porta de vidro espelhada, que adiciona um elemento de design moderno e elegante ao espaço. 

A finalidade também é um ponto alto: o projeto contempla não apenas o armazenamento correto dos vinhos, mas também um espaço dedicado aos acessórios indispensáveis aos apreciadores, como decanters e outras garrafas especiais.  

3. Iluminação 

A iluminação, presente em ambos os projetos, é uma aliada importante na valorização das adegas, proporcionando uma luz suave que não prejudica os vinhos e, ao mesmo tempo, destaca a beleza das garrafas. As portas de vidro, sejam elas transparentes ou espelhadas, permitem a visualização da coleção, transformando-a em um ponto focal do ambiente. 

“A incorporação no projeto vai além da simples instalação de um equipamento: requer um planejamento cuidadoso que considere o conceito do ambiente, a quantidade de rótulos a serem armazenados e a forma como a adega se relacionará com os demais elementos do espaço”, conclui Raphael Martins. 

Por Andrezza Ribeiro 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Este conteúdo foi produzido em parceria com colaborador do Portal Litoralmania. O Litoralmania revisa, edita e publica o material assegurando qualidade, apuração e transparência, mantendo seu compromisso com informações confiáveis e bem fundamentadas.

Notícias relacionadas